«Ninguém pode livrar as pessoas da dor, mas será bendito aquele que fizer renascer nelas a coragem para suportá-las»
RSS

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Escutar

Santa Mãe... Há tanto tempo que não escrevo no meu Blog...

De facto o tempo não é muito mas hoje apetece-me deixar uma palavra.Ando a ler um livro muito interessante do Pe. Alberto Brito, sj e da Laurinda Alves. No inicio pensei em desistir de o ler porque está feito em forma de entrevista, mas deixei-me vencer por esse estilo literário, que não aprecio muito, e liguei-me ao conteúdo.
Há nele conteúdos que me fazem pensar muito. Um deles é a forma como se escuta.
Escutar não é só estar frente a frente a alguém e «ouvi-lo» pronunciar simplesmente silabas, mas é perceber o que aquela pessoa me está a querer comunicar com aquelas palavras. Escutar não é fazer um exame morfológico, espiritual e psicológico do que a pessoa me está a dizer.
Escutar é ouvir na profundidade, é silenciar o tumulto do que vai dentro de nós, para dar espaço ao tumulto que vai dentro do outro e que deseja encontrar-se connosco.
Escutar é uma arte, uma arte de muito silêncio. Não é uma arte de receitas que deram certo comigo e agora vou dá-las ao outro! Nada disso!!!!
Escutar é colocar-se «nei pani dell'altro» (como se diz em italiano) e a-colher tudo, tudo, tudo o que está dentro do outro que tenho diante de mim.
Escutar não se aprende na faculdade, em cursos e workshops... escutar é uma postura de vida!

0 comentários:

Enviar um comentário